História

Em 1982, por ocasião da visita ao Brasil do Mestre Tetsushi Sakuragi (campeão mundial do 2º Campeonato Mundial de Kendo e campeão por equipes no 5º Campeonato Mundial, e então super-campeão japonês da época), dava-se o primeiro passo na história do Saga Kendo, na sede do Saga Kenjinkai, sob o comando do Mestre Yoshiaki Kishikawa (7ºgrau).

Com o inestimável apoio do então presidente da sede, o Sr. Shimanoe, e da grande colaboração de seu primeiro membro, Sr. Takeshi Ushikusa, e dos mestres Mitiko (6º grau), Jorge (7º grau) e Roberto (7º grau), teve início o primeiro Keiko (treino) inaugural. Através da dedicação de seus alunos e da especial metodologia desenvolvida ao longo dos vários anos de prática pelos seus mestres, o Saga Dojo gerou uma série de discípulos que foram reconhecidos em todo o Kendo brasileiro, num tempo recorde jamais conquistado por qualquer outra academia.

O Saga Dojo ficou conhecido como a "academia geradora de campeões". Campeões nas categorias mirim, infantil, juvenil e graduado, não só no Brasil, mas em campeonatos internacionais também, onde os alunos destacaram-se pela excelente perfomance, tanto nas modalidades individual como por equipe.

Foi principalmente através de seus mestres Jorge e Roberto (ambos com a graduação máxima no Brasil), nos 6 campeonatos mundiais de que participaram, que o kendo brasileiro recebeu o respeito e a admiração de todo o mundo.

Feito inédito dentro do Brasil, o "milagre" realizado nesses anos de glória pelos mestres Kishikawa apontaram claramente para o ditado : "Não bastava vontade e dedicação. Direcionamento e supervisão são a base para o progresso".

Hoje, o Saga não busca somente a formação de campeões nas competições. Assim, a metodologia e a técnica de treino foram reestruturadas, com o objetivo de desenvolver o potencial interno do aluno, a fim de capacitá-lo a conseguir vitórias no dia-a-dia, nas atividades de trabalho, nos estudos, nos relacionamentos com as pessoas, enfim, tornar o praticante preparado para a realidade da vida que vivemos. Esse seria o perfil do verdadeiro campeão traçado pelo Saga.

Hoje, com o mais diversificado grupo, desde crianca, adultos, homens e mulheres, estudante e profissionais de diversos ramos de atividade buscam, através da prática, harmonia, concentração, dinamismo, controle, equilíbrio mental, auto-confiança, e com a melhor orientação que se poderia desejar.

"Agua mole em pedra dura tanto bate até que fura"

 

Comemoração dos 42 anos de Kendo da familia Kishikawa e 30 anos do Saga Kendo

 

© Saga Kendo