EVENTOS

Fique sabendo dos eventos, comemorações e avisos do Saga dojo

                                                35  anos de SAGA Kendo

  Este ano, 2017, o HAGAKURE-KAN (SAGA KENDO) completou 35 anos de História e foi comemorado o aniversário no dia 2/9/2017 com grande sucesso.

  Na cerimonia recebemos ilustres personalidades e professores, entre eles, Sr A. Kojima ( Presidente da CLAK), Sr T. Ebihara ( Presidente da CBK), Sr Yamamoto ( Vice-presidente CBK), Sr, J. Anchieta ( Presidente São Carlos) e Sra Nakahara ( Diretora de São Carlos), além das famílias dos alunos com a finalidade de festejar os acontecimentos.

  Em 1982, fui solicitado pelo governador de Saga do Japão e o presidente da associação Saga do Brasil, iniciar os ensinamentos de kendo na sede do Saga.

Infelizmente, fui obrigado a recusar a solicitação, devido a minha situação profissional em que me encontrava à época. Pois estava extremamente atarefado, assumindo o cargo de diretor industrial da Semp Toshiba, administrando 3 fábricas (2 em Manaus e 1 em São Paulo) com 2.200 subordinados.

  Contudo, com o pedido entusiasmado do presidente e dos diretores da associação de Saga, meus filhos, Jorge e Roberto propuseram que eu atendesse a solicitação com a finalidade de contribuir à associação Saga e à confederação brasileira de kendo.

  Os dois irmão prometeram que eles colaborariam para dar a continuidade ao Saga kendo, apesar deles também estarem atarefados nos estudos, Jorge na faculdade de medicina da USP e Roberto na Politécnica na mesma instituição.

  Aceitei a proposta deles com a condição de que eles assumiriam a responsabilidade com a finalidade de dar continuidade do Saga kendo.

  Dessa forma começamos a ensinar kendo no Saga Kaikan em 1982 com toda a família Kishikawa, Yoshiaki, Mitiko, Jorge e Roberto.

  Em curto prazo, o Saga kendo cresceu significativamente e tem conseguido resultados nos campeonatos e nos exames de Dan.

  Temos continuados o Saga kendo até os dias de hoje graças aos ilimitados esforços e colaborações da família e dos alunos.

  Gostaria de manifestar imensamente meus sinceros agradecimentos a todos. Muito obrigado!!!

Estaremos nos esforçando ao máximo para que possamos dar continuidade daqui em diante.

 

Sinceramente

 

Yoshiaki Kishikawa

100%: Índice de aprovação Exame de Dan

 

No mês de marco deste de 2016, o SAGA obteve grande êxito nas modalidades IAIDO e KENDO.

Trata-se do excelente resultado conseguido nos exames de graduação para obtenção de grau (Dan), realizados pela CLAK (Confederação Latino Americana de Kendo) e CBK (Confederação Brasileira de Kendo).

Nestes exames, os alunos a seguir foram promovidos para os seguintes graus (DAN):

 

5º  .DAN     Yoshiaki Kishikawa (o grau mais elevado do Brasil)               IAIDO

4º . DAN     Mitiko Kishikawa                                                                             IAIDO     

3º . DAN     Ricardo Brancatelli                                                                         IAIDO 

2º . DAN     Alexandre Tiosso Martins                                                              IAIDO 

1º . KYU     Dario Mendonca                                                                              IAIDO 

1º  .KYU    Fabio Su                                                                                             IAIDO 

 

2º . DAN     Alexandre Tiosso Martins                                                             KENDO

2º . DAN     Mauricio Cruz                                                                                 KENDO

1º .KYU     Mateus Mori Ikezaki (13 anos)                                                      KENDO

1º .KYU     Gabriel Mori Ikezaki ( 13 anos)                                                     KENDO

 

E motivo de grande alegria e mérito para o SAGA KENDO as aprovações dos seus alunos, que treinaram arduamente e com muitas dedicação, atingindo , assim, seus objetivos.

O Sensei Yoshiaki Kishikawa recebeu o diploma de graduação de 5 . DAN de IAIDO diretamente das mãos do chefe do evento, Sensei Shozo Kato – 7 .DAN de IAIDO e 8 .DAN de Kendo, sendo esse o único certificado entregue publicamente, em reconhecimento pela sua aprovação no mais alto grau existente no Brasil e por ser o participante mais idoso que prestou o exame.

Os kenshis Mateus e Gabriel foram aprovados com menor idade – 13 anos -  conquistando o 1 . Kyu de Kendo, fato inédito desde o estabelecimento do SAGA Kendo há 34 anos (1982).

Foi realizado no dia 9 de abril de 2016, no SGA DOJO, festividade para comemoração das façanhas inéditas na historia do SAGA.

Ao terminar a festividade, o sempai  Jony Sugo parabenizou todos os alunos promovidos, agradecendo aos Senseis Yoshiaki e Mitiko Kishikawa pela inesgotável contribuição nos últimos 34 anos para continuidade do Dojo do Saga.


PARABENS!

Os 10 acontecimentos Inéditos no Kendo Brasileiro pela  Família Kishikawa ( 1970-2013)

 

 1- A Família Kishikawa foi a primeira família que iniciou o Kendo com todos os seus membros (1970)

 

2 - Roberto Kishikawa foi o primeiro kenshi de 5 anos de idade a inciar seus treinos no Brasil ( 1970)

 

3 - Mitiko Kishikawa foi a primeira Kenshi dona de casa e mãe treinando kendo no Brasil (1970)

 

4 - Jorge Kishikawa foi o primeiro Kenshi que conquistou o Pentacampeonato Brasileiro nas Categoria Infanto-Juvenil (1979)

 

5 - Jorge Kishikawa foi o primeiro Kenshi que conquistou o Pentacampeonato Brasileiro na Categoria Graduado ( 1986)

 

6 - Hagakure-kan (Saga) foi o primeiro Doojo a ter aulas ministradas por toda uma família ( 1982)

 

7 - Yoshiaki Kishikawa foi o primeiro árbitro internacional, representando o Brasil em campeonato Mundial (10WKC) ( 1997)

 

8 - Jorge Kishikawa foi o primeiro 7º Dan no Brasil (1998)

 

9 - Mitiko Kishikawa foi a primieira Kenshi feminina de 6ºDan no Brasil (1998)

 

10 - Roberto Kishikawa foi o primeiro 8ºDan no Brasil (2013)

Nota do Roberto sensei sobre o Dr Tamaki:

 

Queridos Amigos,
É com grande pesar que recebemos a notícia do falecimento do Dr. Tadashi Tamaki, no dia 12 de agosto de 2014.
Dr. Tamaki foi um grande lutador do desenvolvimento do kendo, sendo o primeiro a ocupar o cargo de presidente da Confederação Brasileira de Kendo e também da Confederação Latino-Americana de Kendo.
Foi durante seu mandato que o Kendo brasileiro emergiu-se no ambito mundial, conquistando títulos inéditos nos torneios mundiais e conseguindo assim, ser tratada com respeito, como uma das grandes potencias mundiais no Kendo.
Em particular, Dr. Tamaki sempre apoiou o Saga Hagakure kan, sendo um grande amigo da família Kishikawa.
Nossas sinceras condolencias para sua querida família e amigos.
Na foto, Dr. Tamaki (terceiro à direita) no momento do embarque da equipe brasileira no Campeonato Mundial de Kendo em Paris, em 1985. Foi nessa ocasião que o Brasil conquistou, pela segunda vez consecutiva, o vice-campeonato mundial.

Nota de Falecimento - DR Tamaki

 

32º  ANIVERSÀRIO DO SAGA

 

No dia 20 de agosto de 2014 foi comemorado o 32º  Aniversário do Hagakure kan (1982-2014) com pleno exito

 

Mensagem Roberto Sensei, para o aniversário do 32º aniversário do Saga 

 

"Este ano senti que estive bem perto do pessoal do Saga, gracas ao intercambio que fizemos atraves to facebook e emails. Pude constatar como todos estao dedicados e aprendendendo firme para que possam desufruir do resultado dos treinos nas atividades do dia a dia. Espero que possamos treinar ainda num futuro proximo, ate la, vamos nos dedicar todos juntos."

Reportagem do Nikkan Sports

Fonte: http://www.nikkansports.com/brazil2014/column/shimizu/news/p-cl-tp0-20140628-1325167.html

 

 

 

 

 

 

サンパウロに根差すサムライ魂

[ 2014年6月28日9時42分 紙面から ]

サンパウロ26日(日本時間27日)】サンパウロでは、日本文化がブラジル人にも伝承されている。佐賀県人会会館にある剣道道場「葉隠(はがくれ)館」では、館長の教士7段岸川吉朗さん(78)が、約30人の門下生に、剣道を指導。稽古に通う人は非日系のブラジル人が90%以上。運動目的だけでなく、日本の武士道の精神を学んでいる。

 サンパウロの東洋人街「リベルダージ地区」。佐賀県人会会館の体育館に「ハイッ」「センセイッ」「コテ! メ~ン! ドウッ!」の気合のこもった大きな声が響いた。

 壁には「葉隠館」の看板。館長の岸川さんの指導のもとで、激しい打ち合いが続く。約1時間の全体稽古の終盤、岸川さんが「素振り200回」と掛け声をかけると、全員が「ハイッ」と応え、鬼気迫る様子で「イチ、ニイ、サン」と、一心不乱に竹刀を振った。

 門下生は木曜日の午後7時から13人、土曜日の午前10時から28人が集まる。女性剣士も4人、少年剣士も4人いる。多くが非日系のブラジル人だ。

 「寿悧安」と名前の入った前垂れの門下生ジュリアーノ・ムニズさん(37)は、IT会社のプロジェクトマネジャー。剣道歴は9年で段位は3段だ。入門した理由を聞くと「技術だけでなく、武士道を通じた精神の修養が目的です。剣道を通じ、心を静かにすること、洞察力、先を取ること、さまざまなことを学び、職場や普段の生活でも実践しています」と話した。

 館長の岸川さんは佐賀県出身。1959年、妻の道子さん(75=6段)と移民船でブラジルに渡り、電子関係の会社に勤めた。高校時代から続けていた柔道でけがをし、稽古ができなくなった70年に、負けじ魂で「ならば防具を着ける剣道を」と一念発起。当時7歳だった長男ジョージさん(51=教士7段)と5歳だった次男ロベルトさん(49=教士8段)と道子さんの一家4人で剣道を始めた。

 ブラジルで剣道の世界大会が開かれた1982年に当地を訪れた佐賀県出身の桜木哲史選手の提案を受け、当時の県知事の強い要請も重なって、県人会館に道場を作った。当初は日系人や、日本人駐在員の子どもたちが中心だったが、3世、4世の時代になると、徐々に門下生が減った。しかし、近年は日本文化に興味を持つ非日系のブラジル人が入門し、剣道を通じて武士道を学んでいる。

 ブラジルで行われたサッカーW杯で、「サムライ」こと日本代表は敗退してしまった。岸川さんは「諦めたら終わりです。捲土(けんど)重来を期待しています」と、エールを送った。

 

As raizes samurais em São Paulo

 

 

No dia 27 no Japão, mas ainda 26 em São Paulo, a cultura japonesa tem sido transmitida para os brasileiros. Em um dojo do Saka Kenjinkai se mantem o  espirito do “Hagakure”, 30 discipulos recebem os ensinamentos do sensei 7 dan Yoshiaki Kishikawa

A maioria dos alunos, por volta de 90%, não são japoneses nem decendentes. O intuito dos treinamentos não é apenas um exercício físico, mas sim aprender o espirito do Bushido japonês.

 

No bairro oriental da Liberdade, pode se ouvir em voz alta o os gritos cheios de espirito de luta dentro da Associação de Saga

Sob as orientações do sensei Kishikawa, no final do treinamento solicita que se realize 200 suburis, então todos começam a contar em japonês: Iti, Ni, San... o coração e alma da shinai tomam contam com seu movimento.

 

Na quinta-feira, 28 de junho as 19:00 cerca de 13 pessoas frequentaram o dojo, no sábado com início as 10:00 são 28 estudantes que se apresentam ao treino. Algumas mulheres, garotos ainda pre adolecentes estão prontos para treinar, sendo a sua maioria não decendentes de japoneses

 

Um dos kenshis, Juliano Muniz (37 anos) gerente de projetos de uma empresa de TI tem seu nome em japonês na roupa "Kotobuki 悧安". Em nove anos de pratica de kendo, ele já é 3 dan. Não é apenas tecnica de manejo da espada, mas sim, melhorar o espirito através do Bushido é o objetivo.

Aprender através do kendo a manter a mente calma, ver as oportunidades no dia a dia de trabalho são apenas um dos ensinamentos aprendidos. Perguntei a razão de praticar kendo e ele me respondeu: Nós praticamos na vida o espírito do Bushido.

 

 

Kishikawa sensei responsável pelo dojo imigrou para o Brasil junto com sua esposa Mitiko ( 75 anos – 6 dan de kendo) para trabalhar em uma empresa de eletronicos. Na década de 70, acabou sofrendo um acidente no judo que estava treinando desde seu tempo de colégio e por essa razão não pode continuar mais a treinar, porém para continuar o treinamento de seu “espirito”, foi indicado que treina-se kendo.

Assim iniciou no kendo com a familia, Kishikawa, Mitiko, Roberto e Jorge. Roberto com 5 anos, hoje com 49 anos e 8 dan de kendo. Jorge na época com 7 anos, atualmente com 51 e 7 dan de kendo.

 

Em 1982 ocorreu o quinto mundial de Kendo no Brasil, um dos atletas da seleção do Japão, Sakuragi  Tesushi Sensei solicitou que a Associação que representa a prefeitura de Saga no Brasil que tivesse um dojo de kendo em suas atividades.

 

No início japoneses e seus filhos foram os primeiros a estarem no dojo, mas com o tempo a sua presença foi caindo gradualmente. Ao contrario, brasileiros não decendentes de japones interessados na diciplina da cultura japonesa, começaram a tomar o lugar entre os alunos para aprender o Bushido

A Copa do Mundo de Futebol esta sendo realizada no Brasil

O Japão representado pelos Samurais foi derrotado

Kishikawa sensei deu a seguinte mensagem para os atletas japoneses

“ Se desistir agora, o caminho para frente termina.

Espero que se esforcem outra vez ao máximo visando a vitória na próxima Copa” Yamato Damashi!!!.

Condecoração Comendador Grão Cruz Roberto Sensei 8º DAN 

 

 

 

Discurso do Dr Tamaki ( Professor da USP, Ex President FPK, Abraken, CBK, CLAK)

 

Homenagem prestada ao engenheiro Roberto Kishikawa pela conquista do  primeiro 8º Dan em Kendo, não japonês do mundo, com ortoga da Comenda Grã- Cruz da Sociedade Brasileira de educação e Integração

 

 

 

 

Dia:27/02/2014

Local: Associação Cultural e Esportiva Saga

Cerimonia da Condecoração Grão Cruz da Sociedade Brasileira de Educação e Integração

 

Prezados convidados, senhores presidentes da CLAK, CBK, FPK, Professores de Kendo e Kenshis en geral, estamos reunidos aqui para comemmorar com entusiasmo a conquista do primero 8º dan do Brasil, pelo nosso valoroso Roberto Kishikawa, ocorrida no final do ano passado.

A nossa alegria é devido esse exame de 8º Dan, da Federação Internacional de Kendo ( FIK), aberto aos kendokas de 8º Dan, do mundo todo,, com a mínima ideia de 42 anos e que tenham obtidos o dan a 12 anos, ser muito e muito dificil. A porcentagem de aprovação, no ano passado, por exemplo, foi de 0,8%. A FIK com esse rigor  procura manter a cúpula do kendo, formada com pessoas de real capacidade. É uma medida salutar para preservação da tradição que o kendo – herdou do antepassado.

 

Tivemos o privilegio de conecer o casal Prof. Yoshiaki Kishiakawa 7º dan, a professora, Mitiko Kishikawa 6º Dan, que na década de 70 ensinavam o kendo básico a seus filhos Jorge e Roberto, com muito amor e dedicação, lá na associação Cultural e Esportiva Piratininga. Desde essa época, acompanhamos, com interesse, o desenvolvimento desses 2 irmãos que mostravam já grande inclinação para o kendo. Assim alguns anos mais tarde tivemos o prazer de assistir e aplaudir as conquistas brilhantes nacionais e internacionais dos irmãos Jorge e Roberto, em tempos reais, porque nessas épocas nos estamos como Presidente da Confederação Brasileira de Kendo.

 

As principais conquistas nacionais do homenageado foram 3 vezes campeão brasileiro, na modalidade individual, 5 vezes campeão paulista, penta campeão na modalidade individual e atleta do ano de 1985, pela secretaria de esporte do Estado  de São Paulo. E as conquistas internacionais foram a participação em 5 campeonatos mundiais: em Paris 1985; em Seoul 1988; em Toronto 1991; em Paris 1994; e em Kyoto 1997; com a atuação brilhante em todos os campeonatos, recebendo assim 5 vezes Medalha de Honra ao Mérito.

 

Durante essa fase de grandes conquistas esportivas o homenageado formou-se na Politecnica da USP e já com o  dna for para Yokohama National University cursar o mestrado em engenharia. Após a graduação começou a trabalhar na firma Hitachi ltda do Japão como engenheiro de pesquisa. Nesse espaço de tempo treinou kendo na propria universidade, na Universidade de Kanagawa, na força policial de Kanagawa e na Kokushikan University. Em 2005, transferiou-se para Hong-kong, organizou o kendo local e sempre teve a oportunidade de treinar com grandes mestres do Japão que visitam regularmente a cidade, devido a grande intercambio comercial entrs dois paises. E ainda continuou treinando com antigos mestres das Universidades porque, por força do serviço, faz visita ao Japão frequentemente.

 

Por esses motivos, por mais dificeis que forem os exames, sempre achamos que o roberto seria um dos primeiros brasileiros a chegar ao 8º dan. Quando recebemos a noticia de que ele conseguira essa façanha o estado de euforia nos dominou. Pensamos em seguida, com orgulho, agora o kendo do Brasil tem 8 dan, nos estamos em condições de igual dade com USA e com o Canadá e a FIK vai considerar mais o kendo Latino- Americano.

 

Na verdade, com o homenageado demonstrou, nos exames, grande desempenho, ultrapassando barreiras quase instraponíveis para muitos, na primeira tentativa, com idade mínima, a exemplo dos grandes mestres de kendo da atualidade, quando consquistaram os seus 8º dan. Assim, como nissei brasileiro abriu a porta do 8º dan para todos, quebrando a hegemonia dos japoneses ou ainda rompendo o tabú, 8º dan só para japoneses, tornando-se o 1 etsrangeiro a conquistar o 8º Dan. Esses fatos dizem, antecipadamente, que o nosso glorioso kendoka irá viver agora umanova fase aurea de kendo dentro da cupula da FIK. Fazemos votos sinceros que seja muito feliz.

 

Lemos a entrevista do dr Stephen Nagy da revista Kendo World. Sob titulo Making the grade – Roberto Kishikawa on passing the 8º Dan examination e ficamos admirado com o nivel de respostas: é uma aula de kendo de alto grau relatando os fatos acontecidos na sua carreira de kendoka. Parabens.

 

O que mais gostamos da sua entrevista é o trecho que há uma pergunta a si mesmo: por que os grandes kendokas que foram campeões mundiais, fortes e muito bem preparados fisica e tecnicamente, nem todos conseguiram passar? Talvez, na sua visão, porque nas lutas a parte tecnica (força) tivesse dominado as partes do Ki ( espirito ) e a parte de Bi ( beleza) e assim não conseguisse uma equilibrio harmonico entre as partes, que no nivel de 8º dan é importante. Alias, a parte de Bi ( beleza) que no seu kendo Roberto sempre esteve presente atenção de todos. Recordemos um fato, no campeonato mundial de Kyoto de 1994, nos estamos assistindo sua luta junto com o primeiro Ministro Rytaro hashimoto, da arquibancada de honra, a convite de sua excelencia, quando alguém da segurança que estava atras de nos exclamou: que luta linda! Cheia de wabi, sabi, kan, isto é, cheia de naturalidade, simplicidade, harmonia que é o bi em Zen budismo. Esta é a imagem visual do seu kendo, Roberto. Congratulações.

 

Para comemorar essa proeza sua e deixar  registrada de forma condigma, pensamos na Comenda da Sociedade Brasileira de Educação e Integração dirigida pelo Deputado Federal Dr Mario Kunigo, porque o kendo pela filosofia que segue tem muito a ver com a Educação. Para convencer o deputado que o kendo tem a ligação com a educação pedimos auxílio do colega prof. Dr Iisei Watanabe, professor da USP que foi Presidente das federações de beisebol e sumo.

O Deputado Dr. Mario Kunigo é homem experiente, logo concordou em condecorar o homenageado com a COMENDA de ORDEM GRÃ-CRUZ que é o grau mais elevado da sociedade.

 

Na impossibilidade de o Condecorado estar presente para receber a faixa insignea em Hong-Kong, o seu pai Engenheiro Yoshiaki Kishikawa irá representá-lo.

Para encerrar, queremos agradecer ao Deputado Dr. Mario Kunigo pelo ato cerimonial que a seguir irá realizar, ao Prof. Dr. Iise Watanabe pela ajuda, aos Presidentes da CLAK, da CBK, da FPK, aos Professores de kendo e aos kendokas pela consideração. Ao  caro Roberto primeiro 8º dan, kyoshi brasileiro, agora comendador – para – bens e ao casal professor Kishikawa, felicitações pelo brilhantismo do filho. Muito obrigado a todos.

Carta de agradecimento Roberto Sensei

 

Dignissimo Dr Tadashi Tamaki,

Ilustrissimo Dr Deputado Mário Kunigo,

Excellentissimos Sr Presidente da CBK Prof Tadao Ebihara,

Ilustres Professores de Kendo

 

Agradeço profundamente pela presença de todos nesta honrosa celebração de Grão Mestre da Ordem de Educação e Integração, a mim concedida pelo ilustrissimo sr Deputado Kunigo, através do Dr. Tamaki e também pela grande amizade e ontribuição de todos, pelo qual foi me possível a graduação de 8 Dan pela All Japan Kendo Federation, vindo a ser o primeiro kensho não nascido no Japao a ser aprovado no mais rigido exame de kendo do mundo.

 

Desta vez, o nível de aprovação foi de 0,8% entre 1011 pessoas apenas 8 fora aprovadas. Dentre os aprovados, senseis de kendo renomados no Japão, muitos deles da policia e professores de escola, onde é possivel se empenhar no treino do lendo quase que diariamente.

 

Morando no exterir, apesar de todas essas adversidades e diferenças culturais, foi possível chegar até lá.

 

A primeira coisa que me passou pela cabeça foi os inumeros senseis, amigos e familiareas, que até hoje sempre me apoiaram, e naquele momento queria agradecer a todos, todos que desde o início de minha carreira no knedo , contribuiram para que eu pudesse chegar lá

 

O motivo é simples, o 8 Dan conquistado não representa minha conquista individual, pois o kendo que tenho hoje é principalmente o resultado de 43 anos de dedicação e árduos esforços por parte de todos que ajudaram a me moldar até hoje

 

Tenho plena convicção de que a minha aprovação foi graçar aos longos anos de ensinamentos e intensivos treinos que tive o privilégio de receber desde criança pelos queridos mestres no Brasil. Oura Yoshisuke, Sensei de Suzano, Toida Tomitoshi sensei, Seibukan, Yamashita Haruka, sensei de Kabukan, Fukuwara Chikara do Piratininga que infelizmente não estão mais presentes nesta data e tantos outros inestimáveis senseis que não mais estão conosco.

 

Em especial, quero agradecer ao Dr. Tadashi Tamaki, que sempre demonstrou um grande carinho e apoio para que eu pudesse continuamente enfrentar os desafios em nome do kendo brasileiro e o Dr Renato Nakaya, por acreditar e contribuir para que eu pudesse realizar o estágio de kendo no Japão, fato inédito naquela época.

 

Agradeço também ao Prof Tadao Ebihara com seu caráter carismático e sempre correto e os sensei aqui presente, que continuam trabalhando arduamente para que mais kenshis brasileiros tenham a chance de realiar novas conquistas para o kendo brasileiro.

 

Não poderia também esquecer minha grande família que sempre lutando ao meu lado, deu forças para que eu pudesse me dedicar intensivamente ao kendo.

 

A todos meu muitissimo obrigado. Domo Arigato Gozaimashita

 

Finalmente, minhas palavras aos prezados alunos de Hagakure kan, O caminho do Kendo é longo, existem curvas, retas, vales e montanhas, momentos de alegria e tristeza, realizações e frustrações. Mas assim deve ser, pois é através dessa longa caminhada que moldamos nosso caráter e consequentemente nosso kendo. O importante é sempre manter caminhando e nunca desistir. Não importa quantas vezes somos lançados ao chão, temos força para nos levantar e continuar o caminho. Outro fatos importante par auqe sigamos corretamente nosso caminho é sempre ouvir os senseis. Por estarem sempre observando de longe nossa caminhada, eles sempre exgergam os pontos importantes que nós deixamos de ver, por estarmos olhando somente o caminho a nossos pés. Desejo a todos continuo progresso e realizações

 

Mais uma vez, agradeço a tosos por estarem hoje aqui presente e recebendo o título de Grão Mestre da Ordem de Educação e Integração, minhas forças se duplicarão para continuar intensivamente nos treinos e almejar mais alto ainda e simultaneamente procurando sempre ajudar no que for necessário para o desenvolvimento do verdadeiro kendo e assim moldar cidadãos que possam contribuir par o bem da sociedade

 

 

Muito Obrigado

 

 

Roberto Kishikawa

Galeria de Honra Condecoração Comendador Grão Cruz

No dia 27 de fevereiro de 2014, foi realizado a Cerimonia de Condecoração do Comendador Grão Cruz ( que é o grau mais elevado) pela Sociedade Brasileira de Educação e Integração dirigida pelo Deputado Federal Dr Mário Kunigo e Dr Isse Watanabe da USP, homenageando o Eng Roberto kishikawa, 8º Dan, Kyoshi, pelo motivo da façanha inédita nacional e internacional passando para o 8º Dan no dia 23 de novembro de 2013 no Budokan em Tokyo.

Para comemorar essa proeza e deixar registrada de forma condigna, porque o Kendo pela filosofia que segue tem muito a ver com Educação, com iniciativa do Dr Tadashi Tamaki da USP e Ex- Presidente da ABRAKEN, FPK, CBK e CLAK convenceu o Presidente da Sociedade Brasileira de Educação e Integração.

No discurso, o Dr T. Tamaki admirou a façanha dizendo; “ Por mais difíceis que forem os exames, sempre achamos que o Roberto seria um dos primeiros a chegar ao 8º Dan. Quando recebemos a notícia o estado de euforia nos dominou. Pensamos em seguida, com orgulho, agora o kendo do Brasil tem 8º Dan, nos estamos em condições de igualdade com o USA e com Canadá e a FIK e AJKF vai considerar mais o Kendo Latino Americano.

Assim, como nissei brasileiro abriu a porta do 8 Dan para todos, quebrando a hegemonia dos japoneses ou ainda rompendo o tabu, 8 ºDan só para japoneses, tornando-se o 1º estrangeiro a conseguir o 8º Dan no mundo”.

Na cerimonia presenciaram, o Prof T Ebihara da CBK e sua esposa, Prof C Kojima da CLAK, Prof W. Fujikura da FPK e as Autoridades do kendo do Brasil; Professoreds P. Hayashi, H. Ishihashi, M. Constantino, A. Kojima, Y. Toida, Sr Marcio Felizardo do Rio, Sras Takeuti e Kimura do Mie, além do Dr renato Nakaya, presidente da Nakaya Shoyu e Kenshis do Saga Kendo Hgakure-Kan, Presidente do Saga Kenjinkai, Dr Minoru Nishiyama, prestigiando a condecoração do homenageado.

Depois, Professor Yoshiaki Kishikawa agradeceu pela iniciativa do Dr T. Tamaki e demais Professores de Kendo do Brasil.

No final, foi apresentada a “ Mensagem de Agradecimento” enviada pelo Eng Roberto Kishikawa.

A seguir alguns trechos da carta:

“ Agradeço profundamente pela presença de todos nesta honrosa celebração de Comendador Grão Cruz....

A primeira coisa que passou pela cabeça foi inúmeros Senseis, amigos e familiares que até hoje sempre me apoiaram e naquele momento queria agradecer a todos, todos que desde o início de minha carreia no kendo, contribuiram para que eu puedesse chegar lá.

O motivo é simples, o 8º Dan conquistado não representa minha conquista individual, pois o Kendo que tenho hoje é principalmente o resultado de 44 anos de dedicação e árduos esforços por parte de todos que ajudaram a me moldar até hoje.

Tenho plena convicção de que a minha aprovação foi graças aos ongos anos de ensinamentos e intensivos treinos que tive o privilégio de receber desde criança pelos queridos mestres no Brasil.

Oura Yoshisuke Sensei de Suzano, Toida Tomitoshi Sensei do Seibukan, Tamashita Haruka Sensei de Kabukan, Fukuwara Chikara Sensei de Piratininga e tantos outros inestimáveis senseis.

Em especial, quero agradecer ao Dr T. Tamaki, que sempre demonstrou um grande carinho e apoio para que eu pudesse continuamente enfrentar desafios em nome do Kendo Brasileiro

Muito ObrigadoRoberto Kishikawa”

 

Conclui a carta assim.

 

Após o encerramento da Condecoração houve um Cocktail party para finalizar o evento

Condecoração Comendador Grão Cruz

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

Foto: Luci Judice Yijima

O Caminho para o 8 Dan

Roberto Kishikawa nasceu em 1965 na cidade São Paulo; em 1970 iniciou aos 5 anos de idade, acompanhando sua família, o caminho do KenDo, no Dojo de Suzano.

Ao retornar para São Paulo em 1974, continuou seu caminho no Seibukan, e por ambos os Dojos competiu e sempre obteve posição de destaque em todos os campeonatos os quais participou nas categorias mirim, infantil e juvenil, e graduados 1o e 2o Dan.

Em 1982, com 17 anos, ainda estudante secundarista no colégio Bandeirantes, na ocasião do 5o campeonato mundial de KenDo que era realizado em São Paulo, o governador de Saga Kumao Katsuki, província famosa pela origem do Hagakure, por intermédio da Associação Saga do Brasil, solicitou a família Kishikawa iniciar um Dojo de KenDo na sede da Associação.

A família então com grande entusiasmo do Roberto Kishikawa e seu irmão Jorge, decidem aceitar a proposta e assim surge o Saga KenDo.

Em destaque nos campeonatos os quais disputava, em 1984, estudando já na renomada Escola Politécnica da USP, recebe o patrocínio da Sakura Shoyo por intermédio do Dr. Renato Nakaya, que o permite uma primeira jornada no Japão por 1 ano para aperfeiçoar seu KenDo em diversos Dojos.

Em 1990, logo após sua graduação, embarca novamente para o Japão a fim de realizar na Yokohama National University pós-graduação, mas seu caminho do KenDo sempre está presente no seu caminho e nesse tempo passou 2 anos treinando KenDo no DoJo da Universidade e da Polícia de Kanagawa, locais onde aprendeu com inúmeros Senseis.

Dentro os campeonatos que participou ao longo dessa jornada, podemos destacar as 2x em que foi penta-campeão paulista de KenDo, e a participação em 5 campeonatos mundiais onde sempre recebeu o prêmio “fighting-spirit”, prêmio dado aqueles com destaque na técnica do KenDo e por 2x foi best 8.

Em 2000, durante o 11o campeonato mundial de KenDo em Santa Clara, passou no exame de 7o Dan, sendo o 2o KendoKa brasileiro a conseguir esse feito, 2 anos após seu irmão.

Com sua transferência para Hong-Kong em 2002 solicitada pela empresa a qual trabalhava, se transfere ao Dojo Shoujin Kan e também foi convidado a ensinar na associação de KenDo de Hong Kong.

Foi o técnico da seleção de Hong Kong nos últimos dois campeonatos mundiais.

Esse acontecimento o coloca mais próximo aos Senseis do Japão, ampliando suas possibilidades de treinar e de se aperfeiçoar cada vez mais no caminho da espada.

Contra todas as possibilidades de sucesso, em novembro de 2013 Roberto Kishikawa Sensei se apresenta a uma banca examinadora composta pelos mais graduados Sensei do All Japan KenDo Federation e assim, por mérito, lhe é concedido o 8o Dan Kyoshi de KenDo; um enorme marco histórico do KenDo Mundial como o primeiro Kendoka não japonês a conquistar esse nível.

Roberto Kishikawa - Primeiro 8º Dan extrangeiro em exame no Japão

 

 

Após ter conseguido com exito o sétimo Dan de kendo em 2000.

No dia 27 de novembro de 2013 em Tokyo, Japão, no Budokan, com a inscrição de 1011 pessoas, apenas 8 foram aprovados (0,8%) dentre os 8, estava Roberto Kishikawa

Há duas informações importantes que vale ressaltar; Roberto Kishikawa foi o mais novo dos aprovados (48 anos) e é hoje o primeiro Kenshi não japonês a passar em um exame de 8º Dan no Japão, fato esse inédito para um extrangeiro ( gaijin) até então. 

Segue o link onde se pode ver os outros kenshis que conseguiram atingir o maior nível de Dan dentro do kendo mundial nesse exame

 

http://www.kendo.or.jp/examination/kendo-8dan/20131127-tokyo/result

31º. Aniversário do Saga Kendo ( Hagakure Kan)

No dia 31/08/2013 foi realizado com grande sucesso o 31º aniversário do Saga Kendo - Hagakure Kan.

Na ocasião, tivemos a presença do Sensei Oitavo Dan Kyoshi do Japão, Sensei Ishi Katsuyoshi

Após o evento, o Sensei Ishi Katsuyoshi treinou e passou seus conhecimentos de Kendo para os alunos acima do 3º Dan

Ainda na festa de comemoração dos 31º aniversário do Saga Kendo foram homenageados os alunos pela dedicação e colaboração em mais de 10 anos

Parabéns a todos!!!!

 

KENDO

 

1 - Jony Sugo                                        5ºdan                                  29 anos de treino

2 - Koji Shimomaebara                          3ºdan                                  27 anos de treino

3 - Mario Shigueaki Terazaki                 5ºdan                                  26 anos de treino

4 - Yokaitiya                                           5ºdan                                  25 anos de treino

5 - Carlos Bernini                                   2ºdan                                  14 anos de treino

6 - Alexandre Mazza                               3ºdan                                  13 anos de treino

7 - Ricardo Brancatelli                            3ºdan                                  11 anos de treino

8 - Kimi Tumkus                                      3ºdan                                  10 anos de treino

9 - Alvaro Perfeto                                    3ºdan                                  10 anos de treino

10 - Augusto Coelho                               3ºdan                                 10 anos de treino

 

IADO

 

1 - Ricardo Brancatelli                                                          10 anos de treino

 

 

42 anos de Kendo da Família Kishikawa

Time 1o.e 2o. Dan - Ricardo Brancatelli, Elton Guerreiro, Alexandre Mazza, Eduardo Tumkus, Mauricio Miyagi

23º. Aniversário do Saga Kendo

© Saga Kendo